Dia mundial do diabetes: Perda de visão é mais frequente em pacientes diabéticos. Caixa de entrada

Nos acompanhe em tempo real:
Compartilhe nas redes sociais:
12/11/2021 18h39
0 Comentários

No Brasil, mais de doze milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes. A retinopatia diabética é a primeira causa da perda de visão em adultos de 20 a 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBO).

O dia mundial do diabetes é lembrado no dia 14 de novembro e cerca de uma a cada três pessoas que foram diagnósticadas com diabetes têm algum grau de retinopatia diabética.

E uma a cada dez pessoas evoluem com o comprometimento grave da visão. A prevalência de qualquer grau de retinopatia em pessoas com diabetes é de 35% enquanto que a proliferativa é de 7%, de acordo com a SBO.

Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se apresenta por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até a redução e a perda da visão, como explica a oftalmologista, Susan Yano.

“Pequenas hemorragias e inchaços na retina, bem como deslocamento na mesma, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. Essas manifestações aparecem geralmente dez anos após o diagnóstico.”, orienta a especialista.

Cada estágio da doença tem suas caracteristicas específicas. Na fase avançada do diabetes, de acordo com a oftalmologista Susan Yano, pode ocorrer o deslocamento da retina que é causado pelo crescimento desordenado de vasos sanguíneos e de membranas.

“Esse movimento acaba “enrugando a retina”,  que afasta de sua posição original e desencadeia o deslocamento da retina. Por isso é importante que o paciente, após receber o diagnóstico de diabetes, vá ao oftalmologista com frequência para a  realização do exame de mapeamento da retina”, finaliza.

 

Texto:
Gostou?
  • (0)
  • (0)
Compartilhe:

0 Comentários

Nome:
E-mail:
Comentário:
Caracteres restantes: 700
 
  • Nenhum comentário publicado.